Instituto de FOCALIZAÇÃO

Tradução: Prof. Ms. João Carlos Caselli Messias

Experienciação: uma variável no processo de mudança terapêutica

Celebrações e Problemas da Psicologia Humanista

Psicoterapia Experiencial / Orientada pela Focalização: Pesquisa e Prática

Uma introdução ao Focusing: Seis Passos

Instruções para não seguir instruções

CONSTRUÇÃO DE CONSENSO – SEMINÁRIOS TEMÁTICOS: Focalização, Sinergia & Construção de Consenso para Projetos Temáticos

UM GRUPO DE FOCALIZAÇÃO: Modelo para um novo tipo de Processo Grupal

O Cliente do Cliente: O limiar da consciência. Gendlin, E.T. (1984). The client's client : the edge of awareness. In R.L. Levant & J.M. Shlien (Eds.), Client-centered therapy and the person-centered approach. New directions in theory, research and practice, New York : Praeger. Tradução: Prof. Dr. João Carlos Messias [PDF] [DOC]

O que é a Focalização?

As instruções de Focalização provêem acesso direto a um saber corporal que permanece encoberto na maior parte das pessoas. Você tem uma sensação corporal a respeito de cada uma das situações de sua vida, mas provavelmente não pára com o intuito de penetrá-la profundamente. Um vasto conhecimento implícito está à sua disposição lá. Ele contém em si mais facetas do que você jamais conseguiria enumerar separadamente.

A Focalização faz com que pequenos e surpreendentes passos surjam, bem como mudanças no modo como você vivencia a situação. Esses passos levam a novas possibilidades de ação, e à procura por informações que você nem sabia que precisava. Assim, as possibilidades vão além das alternativas já existentes; a cena muda como um todo. Um território intrincado de fatores, eventos, condições e novas questões emergem de onde havia, de início, uma sutil sensação corporal.

A maioria das pessoas conhece essa sensação corporal apenas como um leve conforto ou desconforto. Tal sensação é sempre sutil (e não intensa como as emoções) de forma a você não vir a imaginar o que poderia ser descoberto a partir dela.

Através dessa sensação corporal que todos somos capazes de descobrir há um limiar impreciso fisicamente sentido. É preciso algum treino para alcança-lo e adentra-lo. De início, esse "algo" impreciso pode assemelhar-se a um muro cinzento ou a um tapete emborrachado, ou seja, concreto, porém opaco. Cada instrução de Focalização provê um pequeno movimento interno que pode ser percebido corporalmente, de forma a você poder saber se ele realmente aconteceu. Nesse nível de profundidade, seu conhecimento inarticulado passa a se tornar acessível.

Há um procedimento especial de Focalização destinado à tomada de decisões no trabalho e às situações gerais da vida. Decisões requerem não somente os fatos que você pode explicar, mas também aqueles que, a princípio estão apenas implícitos. Você pode aprender a manter consigo aquilo que for relevante e a descartar o que não for.

Com esse acesso direto, nós descobrimos que o corpo humano é muito mais capaz de criar ordem do que as definições e frases comuns das nossas várias culturas. Por trás das emoções comuns, sentimentos, memórias, imagens, percepções e pensamentos, encontra-se uma zona limite imprecisa, diretamente experienciada. Quando ela se abre, descobrimos um processo contínuo muito mais organizado, que sempre implica em novas possibilidades emergentes.

A Focalização envolve uma "avaliação organísmica", mas rica do que o aprendizado cultural é capaz de oferecer. Os novos passos surgem com um sentimento de "certeza interna".

O que o nosso treinamento inclui

  • Como encontrar esse limiar impreciso, corporalmente experienciado.
  • Como tornar essa sensação corporal estável, para que ela não desapareça após um segundo ou dois. O tempo muda nesse nível corporal: o que parece um tempo bastante longo pode ser apenas meio minuto no relógio.
  • O que fazer a partir do momento em que você for capaz de dedicar-se a esse limiar. Um novo tipo de espaço se abre, no qual você pode fazer muita coisa.

O livro Focusing descreve seis passos de Focalização de uma maneira que a maioria das pessoas pode facilmente seguir. Esses passos já foram traduzidos para diversos idiomas. Você pode conhece-los, agora mesmo em English, Nederlands, Deutsch, Española, Dansk, Româna, Português e Suomi.

Você pode focalizar sozinho, porém há muitas vantagens em focalizar em parceria. Você pode ler a respeito de Parceiros de Focalização e solicitar a indicação de um parceiro. Em uma Parceira de Focalização você pode se perceber pensando de uma maneira que não conseguiria sozinho.

A Focalização foi desenvolvida por Eugene T. Gendlin, filósofo e psicólogo, na Universidade de Chicago. Em suas aulas, ele ensinou seus alunos a construir teoria utilizando a Focalização, para chegar ao "Limiar do Pensamento" (TAE – Thinking At the Edge). Gendlin e seus colaboradores descobriram, através de pesquisas, que as pessoas que Focalizavam durante as sessões de psicoterapia tinham melhores resultados gerais. Há mais de 100 pesquisas a respeito de Focalização. Um livro para terapeutas (Focusing Oriented Psychotherapy) – cuja leitura pode ser indicada para os clientes também – mostra como integrar a Focalização com qualquer tipo de terapia. Visite nossa sessão de Psicoterapia. Mas a Focalização é muito mais do que uma modalidade de processo terapêutico. Ela já se tornou parte da malha da sociedade em muitas áreas, em muitos países.

A Focalização foi desenvolvida a partir de um referencial filosófico, bem como clínico e psicológico.

O Instituto de Focalização foi fundado em 1986 como uma organização sem fins lucrativos, cujo propósito é tornar a Focalização disponível ao público e à comunidade educacional internacional, através do ensino, pesquisa e material escrito. O instituto treinou Instrutores de Focalização e Terapeutas ao redor do mundo que oferecem workshops e supervisão individual. Nós também ajudamos as pessoas a encontrar Parceiros de Focalização.

Mantendo-se em Contato

Se você desejar entrar em contato conosco através do telefone, por favor, ligue para 845-362-5222 (Código de País: 1).

Lista de Discussão Online

Há uma lista de discussão via e-mail dedicada à Focalização. Todos são bem vindos! Se você quiser se inscrever, clique aqui. Depois de inscrito, você poderá optar por receber cada mensagem individualmente. Isso lhe permitirá o contato com os outros interessados em Focalização, um a um. Ou você pode optar pela versão Digest, que se constitui em uma coleção de todas as mensagens da lista, enviada periodicamente, agrupada em uma única (e longa) mensagem de e-mail. Para verificar as mensagens da lista de discussão disponíveis em arquivo a partir de 01 de Dezembro de 2000, clique aqui.

Chamado aos Focalizadores

Se você JÁ utiliza a Focalização em seu trabalho ou com você mesmo, queremos saber sobre sua experiência! De que modo a Focalização é significativa ou útil em seu trabalho? Quer seja você um terapeuta que já utiliza a Focalização, um professor que ensine controle ambiental e Focalização, um mediador, pesquisador, parceiro de focalização com um amigo, uma enfermeira que ajude os pacientes a Focalizar; seja como for a Focalização para você, permita-nos saber, clicando aqui. Nós queremos colocar as pessoas em contato umas com as outras e partilhar informações.

PACOTES! Nós estamos agrupando informações e pesquisas em pacotes para ajudar aqueles que estão aplicando a Focalização em áreas específicas. Por favor, conte-nos a respeito de sua experiência e sobre o material que você tem utilizado, para uma possível inclusão em nossos pacotes.

Para os interessados em Filosofia

Para acessar os artigos filosóficos de Gendlin, clique aqui. Para acessar os procedimentos da Conferência After Post Modernism Philosophy, clique aqui.

Bibliografia sobre Psicoterapia Experiencial / Centrada no Cliente

Ficamos satisfeitos em oferecer acesso à excelente bibliografia organizada por Germain Lietaer em diversos idiomas a respeito da psicoterapia experiencial e centrada no cliente. Clique aqui para ir ao índice.

 

Instituto de Focalização
15 N. Mill St., Nyack, NY 10960, USA
Tel: +1 (845) 362-5222 Fax: +1 (845) 704-0461
info@focusing.org

Direitos autorais reservados de todo o conteúdo, pelo Instituto de Focalização
Última modificação: 30 de Julho de 2003
Comentários por e-mail para webmaster@focusing.org

The Focusing Institute  |  15 N. Mill St., Nyack, NY 10960, USA  |  Tel: +1 (845) 362-5222  |  Fax: +1 (845) 704-0461
All contents copyright 2014 by The Focusing Institute   info@focusing.org